ENSEMBLE DE SAXOFONES DA METROPOLITANA

Quando se exploram todas as possibilidades tímbricas de um só instrumento, como no caso do saxofone, o resultado pode ser surpreendente. Este agrupamento parte, assim, à descoberta da genialidade dos compositores e de peças que foram escritas em diversas épocas da criação musical, dando conta das mil potencialidades de um único instrumento de sopro.

O Ensemble de Saxofones da Metropolitana, dirigido pelo professor João Pedro Silva, é uma das formações provenientes do projeto educativo da AMEC/Metropolitana, nomeadamente da Escola Profissional Metropolitana (EPM), tentando criar uma relação sólida entre a performance e a pedagogia musical.

Paralelamente ao trabalho de sala de aula, este ensemble apresenta-se regularmente em concerto no Centro Cultural de Belém, Cinema São Jorge, Centro Cultural de Ílhavo, RTP, Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, Festival Internacional de Saxofone de Palmela, Festival Música nas Praças, Festival Música NOVA e ESMAE International Saxofone Week.

Recentemente, o ESM foi selecionado (entre mais de 600 candidaturas) a integrar a programação do 17º Congresso Mundial de Saxofone, o evento mais importante, a nível mundial, em torno do saxofone. Assim, no ano passado, o ESM representou Portugal em Estrasburgo.