João Pedro Silva (Saxofone)

Natural de Palmela, João Pedro Silva iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Humanitária, em Palmela, com o Professor Silvério Camolas. Estudou na Escola Profissional de Música de Almada, com Alberto Roque, na Escola de Jazz Luís Villas Boas (Hot Clube de Portugal), com Pedro Moreira, e na Escola Superior de Música de Lisboa, com José Massarrão. Em regime de masterclasse, também estudou com Daniel Deffayet, James Houlik, Jean-Marie Londeix, Claude Delangle, Jean-Yves Formeau e Vicent David, entre outros. Foi laureado em diversos concursos nacionais e internacionais. Concluiu os níveis de mestrado em Música – Performance (saxofone) e  Ensino da Música (saxofone).

Apresenta-se regularmente a solo, destacando-se os concertos com a Orquestra de Câmara da GNR, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Orquestra de Sopros da Metropolitana, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, a Banda da Armada Portuguesa, as Percussões da Metropolitana e o Ensemble de Palhetas Duplas. Como convidado, tem integrado algumas das principais orquestra portuguesas.

Representou Portugal no XIV e no XVII Congresso Mundial de Saxofone, em Lubiana (Eslovénia) e Estrasburgo (França), respetivamente. Obteve o reconhecimento, por parte do Ministério da Cultura, pelo disco/espetáculo «Entre Paredes», do Quarteto Artemsax, tendo este sido declarado de «Relevância Cultural». Com o mesmo Quarteto, realizou uma digressão pela Guiné-Bissau a convite do Instituto Camões e da Embaixada Portuguesa em Bissau. Tem mantido uma continuada parceria com a Antena 2.

Como solista, editou os discos «TIBI – Nova Música Contemporânea Portuguesa e Americana para saxofone» e «João Pedro Silva interpreta Jorge Salgueiro», sendo este o primeiro CD de uma trilogia discográfica que visa editar a obra integral para saxofone do compositor Jorge Salgueiro. Ambos os discos contaram com a participação de Pedro Vieira de Almeida, no piano, e Pedro Santos, no acordeão.

Em coautoria com Lino Guerreiro, escreveu o livro «O Saxofone Pedagógico», o primeiro método português para a aprendizagem do saxofone, editado pela AVA Musical Editions.

É membro fundador do Quarteto Internacional de saxofones Super Mario Bros., do Quarteto Artemsax, do Quinteto Lusotango, do Duo Pedro Santos e João Pedro Silva, e do L.U.M.E. – Lisbon Underground Music Ensemble, com os quais se tem apresentado por todo o país e no estrangeiro, e editado diversos trabalhos discográficos.

É professor de Saxofone e Música de Câmara na Escola Profissional de Música da Metropolitana e no Conservatório Regional de Palmela.

É Diretor Artístico do Festival Internacional de Saxofone de Palmela (FISP) e do Ensemble de Saxofones da Metropolitana.

João Pedro Silva é artista YAMAHA e D’ADARRIO WOODWINDS (RICO).