CONCURSO TEDxFCTUNL

CONCURSO

SE és aluno da NOVA,
SE és bom comunicador,
SE estás envolvido num projeto interessante,
SE achas que tens algo a dizer…
Candidata-te a fazer uma apresentação na TEDxFCTUNL 2016,  
que irá decorrer a 17 de Junho, no  Auditório CGD da FCT/NOVA.

INFORMAÇÕES

Preenche o formulário de candidatura até ao dia 6 de Maio aqui.
As melhores propostas serão selecionadas para uma audição prévia.
Candidaturas abertas só para estudantes da Universidade Nova de Lisboa.
Em caso de dúvidas, contacta-nos através do mail: geral@tedxfctunl.com

TED & TEDx

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa acolhe a quinta edição da conferência TEDxFCTUNL, no dia 17 de Junho de 2016, no Auditório CGD da FCT.

O tema escolhido para esta edição é “Momentos | Moments”.

Nesta edição, os participantes irão partilhar acontecimentos, experiências, pensamentos, sentimentos, ou inspirações ocorridas num fragmento temporal e que foram marcantes na sua vida.

As conferências TED são organizadas por uma organização sem fins lucrativos cuja missão é a de apresentar Ideias que Vale a Pena Divulgar (“Ideas Worth Spreading”). A primeira conferência TED, realizada na Califórnia em (1984), tinha como objectivo reunir pessoas de três mundos: Tecnologia, Entretinimento e Design. Desde então, o seu âmbito têm-se tornado mais abrangente, e têm sido convidadas pessoas de todas as áreas para apresentarem ideias inspiradoras. Os participantes designam estas conferências como “o melhor SPA da mente” e “viagem de  4 dias para o futuro”. As TEDs já tiveram oradores tão diversificados como extraordinárias, desde de cientistas a políticos, passando por CEOs, tais como Bill Clinton, Isabell Allende, Phillipe Stark, Bill Gates, Jane Goodall, Frank Gehry, Paul Simon, Sir Richard Branson, Philippe Starck e Bono. 

Para mais informações veja www.ted.com

Seguindo o espírito de divulgar ideias inspiradoras, a organização TED criou o programa TEDx , onde x = evento TED organizado independentemente. Este programa pretende dar às comunidades, organizações e indivíduos a oportunidade de estimular o diálogo e partilhar experiências através de eventos tipo TED a nível local. A organização TED fornece um guia de procedimentos com normas, características e orientações para os eventos TEDx, mas cada evento TEDx tem autonomia organizacional.

Para mais informações veja www.ted.com/tedx

ORADORES

Christopher Auretta

Christopher Auretta

Christopher Damien Auretta doutorou-se pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, EUA. Lecciona na Universidade Nova de Lisboa onde organiza seminários em Pensamento Contemporâneo e na área de Ciência e Literatura, focando, sobretudo, exemplos da representação estética da modernidade técnico-científica. Tem publicado e/ou participado em colóquios debruçando-se sobre a obra de António Gedeão, Fernando Pessoa, Jorge de(…)

Marta Guimarães Canário

Marta Guimarães Canário

Marta Guimarães Canário, 40 anos, a trabalhar em comunicação há 17. Da vida deseja apenas que lhe traga saúde e paz. E algum dinheirinho para os gastos. Vive para aquilo que a move: família, amigos e trabalho. Gosta de animais. E do Sporting. E de bifes com batatas fritas. E Coca-Cola. Lareira, charutos e Vinho(…)

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

Fotógrafo independente baseado em Lisboa. Depois de ter flanado por estudos em fotografia na Cooperativa Árvore (Porto), inicia um percurso fotográfico que o torna presença habitual em grande parte dos media nacionais com centenas de capas, retratos, reportagens, todo o tipo de conteúdos fotográficos realizados por encomenda nas mais variadas latitudes, fisícas e de espírito.(…)

Raquel Varela

Raquel Varela

Raquel Varela  é Historiadora. Investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais e investigadora do Instituto Internacional de História Social, onde coordena o projecto internacional In the Same Boat?Shipbuilding and ship repair workers around the World (1950-2010). É coordenadora(…)

Sebastián Jimenez

Sebastián Jimenez

En el día nacional en las escuelas de Buenos Aires son presentados a los alumnos diversas actividades y así a los 10 años Sebastián conoce el tango y empieza a bailar en su barrio Morón. A los 14 años conoce los respectados maestro Carlos Perez y Rosa Forte y empieza a trabajar de forma mas(…)

Vasco Gaspar

Vasco Gaspar

Vasco believes that a “new world” is possible in organizations. A world where wise and compassionate leaders are really able to “lead from the future as it emerges” as well as to inspire people to flourish into their highest potential, igniting a real evolution in teams and organizations. With a toolbox filled with “cutting-edge” awareness-based(…)

Mariana Quesada

Mariana Quesada

Mariana Quesada Maia Bernardo, 20 anos, Porto Presidente do Já T’Explico, associação juvenil sem fins lucrativos Estudante da licenciatura Ciências da Comunicação, ramo Assessoria, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (3º ano) Estagiária na Sonae Indústria, no Departamento de Comunicação (estágio curricular) Erasmus na Latvijas Universitate, Riga, Letónia Concurso StarUP da Universidade do(…)

Sofia Pais

Sofia Pais

Sofia Pais, 17 anos, Jovem Autarca de Santa Maria da Feira de 26 de fevereiro a 11 de dezembro de 2015. Frequenta o 12º ano e estuda economia. Ao longo do seu percurso escolar sempre foi muito dinâmica e empenhada, participando em muitos projetos com a turma. Quanto ao futuro ainda não tem certezas. Quer(…)

Elvira Fortunato

Elvira Fortunato

Elvira Fortunato is full professor in Materials Science Department of Faculty of Science and Technology of New University of Lisbon, a Fellow of the Portuguese Engineering Academy since 2009 and decorated with the grade of Grand Officer of the Order of Prince Henry the Navigator by the President of the Republic in 2010, due to(…)

Matilde Costa Salema

Matilde Costa Salema

Matilde Costa Salema, tem 22 anos, licenciada em Psicologia e atualmente a estudar Enfermagem, pratica Ballet desde os 4 anos e lê em média 3 livros por mês. Desde 2007 que participa em ações de voluntariado e em Janeiro do presente ano esteve num campo de refugiados, na ilha de Lesbos, na Grécia, através da(…)

Carolina Carvalheira

Carolina Carvalheira

Carolina Carvalheira, 20 anos, atualmente no segundo ano da licenciatura de Economia na Faculdade Nova de Lisboa e co-fundadora do Nova Women in Business – uma associação universitária que pretende formar e dar competências de sucesso às futuras líderes de amanhã. A sua prestação excecional na competição internacional do European Youth Parliament valeu-lhe o convite(…)

Sérgio Gomes

Sérgio Gomes

Meu nome é Sérgio Gomes nasci e vivi a minha infância em Oliveira de Azeméis. Desde muito cedo desenvolvi um sentido de curiosidade pelas coisas e pelo mundo. Começando pelo interesse em arqueologia, pois dinossauros e as histórias das grandes conquistas dos Homens fascinavam a minha curiosa mente de criança. No entanto, essa ideia foi(…)

Patrícia Gabriel

Patrícia Gabriel

Estudei Matemática, fiz um mestrado em Matemática Computacional, passei pela Escola de Hotelaria do Estoril onde fiz um CET em Gestão e Produção de Cozinha e encontro-me a realizar tese no âmbito do Mestrado em Ciências Gastronómicas da UNL. gosto dos verdes e de provar sabores que desconheço, da fruta amadurecida pelo sol e do(…)

PERFORMERS

João Pedro Silva (Saxofone)

João Pedro Silva (Saxofone)

Natural de Palmela, João Pedro Silva iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Humanitária, em Palmela, com o Professor Silvério Camolas. Estudou na Escola Profissional de Música de Almada, com Alberto Roque, na Escola de Jazz Luís Villas Boas (Hot Clube de Portugal), com Pedro Moreira, e na Escola Superior de Música de Lisboa,(…)

ENSEMBLE DE SAXOFONES DA METROPOLITANA

ENSEMBLE DE SAXOFONES DA METROPOLITANA

Quando se exploram todas as possibilidades tímbricas de um só instrumento, como no caso do saxofone, o resultado pode ser surpreendente. Este agrupamento parte, assim, à descoberta da genialidade dos compositores e de peças que foram escritas em diversas épocas da criação musical, dando conta das mil potencialidades de um único instrumento de sopro. O Ensemble de Saxofones da Metropolitana,(…)

JAZZ | André Murraças & João Novais

JAZZ | André Murraças & João Novais

André Murraças e João Novais são Licenciados em Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde se conheceram. O André toca saxofone e o João contrabaixo, ambos gostam de imensos tipos de música mas em duo exploram temas do repertório tradicional jazzistico, essa linguagem com fronteiras difíceis de definir. A música que tocam teve(…)

PROGRAMA

09:00 | Receção aos participantes

09:30 | Abertura | Sessão 1

Elvira FortunatoO momento mágico da descoberta!

Sofia PaisFaz a Diferença

Carolina Carvalheira -  Mind the (gender) gap!

Chris Anderson - TED's secret to great public speaking

James Veitch - This is what happens when you reply to spam email

11:00 | Pausa para Café e Exposição "Aqui o momento é outro" de João Chamiço

11:30 | Sessão 2

Regina Hartley  - Why the best hire might not have the perfect resume

Marta CanárioSer feliz é uma escolha

Vasco GasparMomento de Mindfulness

Paulo Alexandrino - Dos momentos e não-momentos em fotografia: o instante decisivo e aqueles em que nada se decide

Duo de Jazz  | João Novais - Contrabaixo | André Murraças - Saxofone

13:00 | Almoço e Convívio

14:00 | Sessão 3

BJ MillerWhat really matters at the end of life

Raquel VarelaVivemos abaixo das nossas possibilidades

Mariana QuesadaSer ou não ser

Sérgio Gomes - O vício das tecnologias

Elizabeth Lev - The unherad story of the Sistine Chapel

Solista: João Pedro Silva (saxofone) | Programa: Jacob TV Grab it

Septeto de Saxofones da Metropolitana | Alunos da Escola Profissional da Metropolitana | Professor João Pedro Silva | Programa:  Pedro Iturralde Suite Hellénique

16:00 | Pausa para café

16:30 | Sessão 4

Robert Gupta - Music is medicine, music is sanity

Patrícia Gabriel - Process eat

Cristopher Auretta - Dois momentos passados na Torre de Babel do século XXI OU A imaginação biofóbica e a imaginação biófila

Matilde Salema - Fugir de casa

Sebastian Jimenez - Como un momento cambio mi vida

18:00 | Encerramento

EQUIPA

José Paulo Santos

José Paulo Santos Organizador licenciado

José́ Paulo Santos é Professor Associado com Agregação do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) e “Professeur Associé de Recherche”, da Sorbonne Universités, Université Pierre et Marie Curie (Paris, França). Licenciou-se em Engenharia Física e dos Materiais pela FCT/UNL em 1988, obteve o mestrado em Física(…)

José J. G. Moura

José J. G. Moura Co-organizador

José J. G. MOURA, nascido em 15 de Maio de 1951, Engenheiro Químico pelo IST, UTL, Lisboa (1968-1974), Doutoramento em Química pela FCT – Universidade Nova de Lisboa (UNL) (1979). 1979-1981 – Investigador Convidado da Universidade de Minnesota, USA. 1984-2002 – Professor Convidado, Universidade da Georgia, Athens, GA, USA. 1991-1994 – Membro do NATO Programa-Supramolecular(…)

Ana Isabel Roxo

Ana Isabel Roxo Co-organizadora

Ana Isabel Roxo é licenciada em Português/Francês pela Faculdade de Letras de Lisboa. Fez uma pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação – Ramo Biblioteca na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Actualmente, é coordenadora da Divisão de Documentação e Cultura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova.  

Ricardo Pereira

Ricardo Pereira

Ricardo Pereira é Técnico de Informática. Actualmente é Colaborador da Divisão de Documentação e Cultura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, é responsável pela página da Divisão, por toda a gestão informática bem como a gestão das ferramentas web 2.0.

Luisa Jacinto

Luisa Jacinto

Luísa Maria Jacinto, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, é colaboradora da Divisão de Documentação e Cultura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL onde desempenha funções na Secretaria da Biblioteca.

Diana Fonseca

Diana Fonseca

Diana Fonseca é licenciada e mestre em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras e Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente é colaboradora na Divisão de Documentação e Cultura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL.

Isabel Pereira

Isabel Pereira

Isabel Maria da Silva Pereira, licenciada em Ciências da Informação e da Documentação, é colaboradora da Divisão de Documentação e Cultura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, desde 1995.

Maria Serina

Maria Serina

Maria Serina hesitou entre Direito e Comunicação Social, mas estava escrito nas estrelas que o jornalismo seria a sua vida. Em finais dos anos 80, ainda estava na universidade quando foi desafiada para escrever numa revista de bolsa. Apesar de ter concluído o curso de Direito, nunca fez uso dele. A primeira metade da sua carreira foi como(…)

Paulo Guilherme

Paulo Guilherme

Paulo Guilherme dos Santos é aluno do segundo ano da Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia tendo concluído o conservatório de violino na Orquestra Metropolitana. Recebeu em 2015 a Bolsa Novos Talentos em Matemática que pretende estimulará investigação de jovens alunos e em 2016 a Bolsa Caloiros da NOVA por ter sido o melhor aluno(…)

Maria do Pilar Portela

Maria do Pilar Portela

Maria do Pilar Portela é aluna do segundo ano da Licenciatura em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologias. Recebeu em 2016 a Bolsa Caloiros da NOVA por ter sido a melhor aluna do primeiro ano da Licenciatura em Bioquímica.O seu grande gosto pelo inglês levou-a a concluir o First Certificate in English – FCE.  

Luís Martins

Luís Martins

Luís Martins é Mestre em Engenharia Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Foi bolseiro de investigação científica no grupo de Reações Nucleares do Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.  Atualmente é aluno de Doutoramento em Engenharia Física na Faculdade de Ciências e Tecnologia da(…)

Galeria

Fotografias de edições anteriores da TEDxFCTUNL disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/tedxfctunl/

 

APOIOS

CONTACTOS

 

Como chegar à FCT:

 

O campus é servido por uma rede de transportes variada, que inclui serviços combinados (autocarro, comboio, barco) e pelo Metro de superfície, cuja estação terminal (“Universidade”) se situa junto a uma das entradas da FCT.

http://www.fct.unl.pt/faculdade/como-chegar-fct

Contactos

Your Name (required)

Your Email (required)

Subject

Your Message

EDIÇÕES ANTERIORES

TEDxFCTUNL 2015 | Conhecimento | Knowledge

http://arquivo.tedx.fct.unl.pt/2015/

TEDxFCTUNL 2014 | Be Positive

http://arquivo.tedx.fct.unl.pt/2014

TEDxFCTUNL 2013 | FRONTEIRAS… espaciais, do conhecimento, pessoais, temporais

http://eventos.fct.unl.pt/tedx2013/home

TEDxFCTUNL 2012 | Partilhar e Inspirar

http://eventos.fct.unl.pt/tedx2012/pages/inicio