José Paulo Santos Organizador licenciado

José Paulo Santos é Professor Associado com Agregação do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL). Licenciou-se em Engenharia Física e dos Materiais pela FCT/UNL em 1988, obteve o mestrado em Física Atómica e Molecular pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1992, e doutorou-se em Física Atómica Teórica pela FCT/UNL em 1998. Recebeu o título de Agregado em Física pela Universidade Nova de Lisboa em 2005.

Tem coordenado vários projectos de investigação nacionais e internacionais. Coordena actualmente o projecto, financiado pela FCT, “Estudo de transições proibidas em sistemas atómicos”, o Centro de Física Atómica da FCT/UNL e a Divisão de Física Atómica e Molecular da Sociedade Portuguesa de Física (SPF), e é membro da “Collaboration Board of the Stored Particles Atomic Physics Research Collaboration (SPARC)”. É autor de mais de 60 artigos científicos na área da Física Atómica, Física Molecular e Biofísica, e co-autor do livro ”Métodos Matemáticos para Físicos e Engenheiros”.
Foi membro da Comissão Científica de 13 encontros científicos nacionais e internacionais, tendo sido presidente da Comissão Organizadora em oito deles. Foi presidente eleito da Direcção Regional Sul e Ilhas da SPF e membro eleito do Secretariado Geral da SPF. No âmbito da divulgação científica, foi coordenador de 4 edições das Olimpíadas Portuguesas de Física da Região Sul, tem participado em programas de rádio na Antena 2 e efectuado palestras em diversas Escolas do Ensino Básico e Secundário. Foi também autor de diversos artigos e fotos em publicações não científicas, co-autor da instalação artística “Banco Big-Bang” produzida em 2007, e tem co-organizado os debates “Fronteiras” na Biblioteca da FCT/UNL.