Maria do Céu Santo

Maria do Céu Santo

Maria do Céu Santo

Médica ginecologista e obstetra, publicamente conhecida pelas suas intervenções em programas de televisão e conferências em que tem tratado o tema da sexualidade de forma inovadora, simples, didática e direta, como se falasse do tema mais natural do mundo, apesar dos tabus, das diferenças culturais e geracionais que ainda envolvem as questões sexuais.

Como ginecologistas e obstetra percebeu a importância de estudar e abordar a sexualidade na vida das mulheres desde a adolescência até à menopausa e terceira idade, como algo que deve fazer parte das suas vidas, sem reservas. Por razões culturais, a sexualidade e a forma como nos relacionamos afetivamente são matérias geralmente omissas da formação, do ensino e da transmissão das experiências, obrigando cada um à aprendizagem por tentativa e erro, quando poderia ser ensinado como muitas outras matérias.

A perceção destas lacunas na formação em medicina levou-a a fazer pós graduações em Medicina Sexual e em Medicina Anti-envelhecimento, tendo obtido a Competência em Sexologia Clínica pela Ordem dos Médicos.

É Assistente Graduada de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de Santa Maria e exerce clínica privada no Hospital da Luz e na X Clinic. É coordenadora do Núcleo de Medicina Sexual da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e assistente convidada da Faculdade de Medicina de Lisboa, na área de obstetrícia.

É Autora dos livros “Amor sem Limites”, “Sorria com o Corpo Inteiro ”, “Amor sem Dúvida” e coautora dos livros “Casos Clínicos”, “Sexologia Médica”, “Manual de Medicina Sexual”, “Marcianos & Venusianas”, “O Homem aos 60 anos” e co-coordenadora científica, da produção do livro “9 Meses – Diário da Minha Gravidez”.

Desde 2004 que é presença regular de programas de televisão sobre saúde e sexualidade. Em 2010/2011 foi responsável e apresentadora de uma série de programas na SIC Mulher, com o título “Amor sem Limites”. Tem entrevistas e artigos publicados em revistas e jornais. Participa com frequência como oradora em Congressos, Seminários, Reuniões e Cursos na área da especialidade.

Apresentação