Luís Moniz Pereira

Luís Moniz Pereira

Luís Moniz Pereira

Luís Moniz Pereira é o investigador português com mais publicações científicas e projetos de Inteligência Artificial, ao longo de 40 anos. Engenheiro Eletrotécnico pelo IST, doutorou-se em Cibernética em 1974 pela U. Brunel, foi Research Fellow na U. Edimburgo e obteve em 1980 a Agregação em Inteligência Artificial pela UNL. Doutor honoris causa pela U. Dresden. Considerado um dos fundadores da Programação em Lógica.

Fundou e presidiu a Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial. Prémio Ciência da Fundação Gulbenkian em 1984, Prémio Boa Esperança em 1994 e Prémio Estímulo à Ciência em 2005. Fellow do Comité Coordenador Europeu para a Inteligência Artificial. Presentemente é professor catedrático e investigador do "NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics" da UNL, aposentado, e membro do conselho científico do IMDEA, Madrid.

Publicou centenas de artigos e desenvolveu ferramentas de software, disponíveis em http://centria.di.fct.unl.pt/~lmp, tendo lecionado Inteligência Artificial e Ciências Cognitivas. Doutorou 18 investigadores. Foi também consultor internacional em projetos de investigação da Apple, DEC, Westinghouse, World Health Organization.

As suas áreas de investigação atuais centram-se no Raciocínio Computacional, Teoria Evolucionária dos Jogos, Moral das Máquinas, e Ciências Cognitivas.

Em março de 2016 publicou estes dois livros: "A Máquina Iluminada - Cognição e Computação", na Fronteira do Caos Editores, e "Programming Machine Ethics", na Springer.

Página pessoal: http://userweb.fct.unl.pt/~lmp/

Facebook: https://www.facebook.com/LuisMonizPereira

Facebook do livro "A Máquina Iluminada": https://www.facebook.com/MaquinaIluminada/

Livro "Programming Machine Ethics": http://link.springer.com/book/10.1007%2F978-3-319-29354-7

Twitter: https://twitter.com/LMonizPereira

Apresentação